h1

Um Conto de Natal (2006)

Era o final do ano de 2006. Desde o começo de Dezembro tínhamos planos de fazer um especial de Natal, só não tínhamos parado pra escrever o roteiro. Chegou o dia 22/12. Eu e Fábio nos reunimos, perto de meia noite, e dissemos: agora a gente escreve o roteiro, pra filmar todo amanhã, editar tudo na madrugada, e postar no dia 24, pra ficar tudo certo!

Até hoje o roteiro está incompleto, mas o filme foi totalmente produzido em seu tempo determinado! 😀

Eu e Fábio nos empenhamos nesse protótipo de roteiro até umas 2:30 da manhã, quando descemos pra tomar nosso conhecido “Café da Manhã”. Donk e Diego deveriam chegar em pouco tempo, por volta das 8h. Subimos novamente pra continuar o roteiro, mas a preguiça bateu, e a gente foi dormir, porque senão não aguentaria o dia todo de filmagem.

Acordamos às 7h, sem sinal de Donk ou de Diego. Às 7:18h já estávamos caracterizados e começando a filmar as primeiras cenas, em que só apareciam o Papai Noel (Fábio) e o Mexicano ou a Criança (Eu). Inclusive tivemos várias ocasiões de cenas perigosas onde Fábio foi meu dublê! Fomos assim até às 9:40h, quando chega Donk, que entra no circuito também. Pouco tempo depois, Diego também dá as caras e a gente segue até a última cena abordada no roteiro.

A partir desse momento, nós temos um problema: Como será o fim do filme? Desperdiçamos precisos vinte minutos pra tomar uma decisão e então prosseguimos. Sinceramente, eu não me lembro de ter almoçado nesse dia… O tempo passava rápido, e mais rápido ainda ia embora a luz captável pela câmera e suas míseras baterias. Terminamos de filmar, já sem utilizar o visor da câmera porque as baterias estavam apitando. O relógio nos informava: 17h.

Ficamos descansando do dia exaustivo enquanto eu esvaziava a câmera no PC e já ia tendo uma noção da complexidade das tarefas. Naquele dia (23/12) eu criei um tópico em nossa querida comunidade no orkut, onde eu ia postando, com o passar do tempo, o que eu estava fazendo no caminho de terminar o filme. Eram atualizações a cada duas horas ou três. Infelizmente alguém apagou esse tópico, e ele não mais pode ser lido… Mas, como fui eu que escrevi, ainda lembro de algumas citações.

20:00h – “O pessoal acabou de sair daqui de casa. Agora começam as edições, que eu espero que não passem das 2h da manhã. O PowerDirector tá carregando as filmagens pra eu começar a montar o filme na ordem certa. Cadê aquele roteiro mesmo??”

21:45h – “Terminei a edição geral do filme. Agora é só esperar o programinha renderizar tudo pra eu jogar no AfterEffects e ir colocando os efeitos especiais. Tenho que fazer as legendas também e montar a trilha sonora.”

22:10h – “Ufa, a trilha sonora não deu muito trabalho e ficou relativamente sincronizada. Ainda bem que fomos espertos e não colocamos muitos efeitos especiais!”

22:50h – “Malditos efeitos especiais… Também, eu mereço… Porque diabos eu fui inventar de fazer essa abertura toda bonitinha e especial? Tô tendo que renderizar o filme pela terceira vez…”

00:00h – “Terminei os efeitos!! Aêêê! Enquanto eu posto aqui o Premiere já tá processando o arquivo de vídeo semi-final, com toda a parte de áudio já inserida. Agora é só as legendas”

2:00h – “ZzZzZzzz… Que legendas enormes… Sincronizar isso é menos simples do que eu imaginava… Mas tem que ser feito, pra os gringos poderem entender! Esse filme vai ser um sucesso! Quase terminando agora!”

3:20h – “O sono passou… Por quê será? Terminei as legendas. Agora tô no trash Windows Movie Maker pra fazer a introdução e os créditos finais! Filme sendo renderizado (de novo)…”

3:45h – “Afinal, acho que agora tá renderizando PELA ÚLTIMA VEZ! Porque diabos eu tenho que postar esse negócio antes de amanhecer mesmo? Ah é… Porque o natal é hoje… Em todo caso, volto já…”

4:10h – “Putz! 280Mb de tamanho total! Mais de dez minutos de duração! Esse troço não entra no YouTube não! Vou ter que acelerar esses créditos, pra depois processar DE NOVO, agora no Windows Movie Maker, pra colocar com tamanho máximo de 95Mb…”

5:35h – “Afinal! Começou o upload no YouTube. Resultado final: 92Mb e 9:57 minutos de duração! Eu broco! hahahaha! Vou deixar isso aqui rolando e vou dormir! Boa noite galera, ou o que restou dela! Feliz Natal pra todo mundo! E não deixem de assistir o vídeo!”

Essa foi a pequena maratona de Um Conto de Natal. Confira o resultado!

Um Conto de Natal

Pra quem quiser saber a trilha sonora, as músicas estão listadas na ordem em que aparecem no filme.

1 – Billy Mack – Christmas Is All Around
2 – Efeitos Sonoros – Biblioteca Juicer CD4
3 – Pagodart – Uisminoufáy
4 – Kill Bill Soundtrack – The Chase
5 – Márcio Moreno – Melô do Arrocha
6 – Dark Lunacy – Heart Of Leningrad
7 – Tom Jones & Stereophonics – Mama Told Me Not To Come (Domino OST)
8 – Robbie Williams – A Man For All Seasons (Johnny English OST)
9 – Matanza – Interceptor V6
10 – Children Songs – Jesus Loves The Little Children (See No Evil OST)